Skip to main content

Livro: A queda de Atlantida da Marion Zimmer Bradley

[Disclaimer: Resenhas me incomodam um pouco, porque de um jeito ou de outro, vocâ acaba dando um spoiler maior quando comenta do andamento da história do livro. Então eu só vou colocar um monte de blablabla. 😁😂]

Eu era adolecente quando um amigo meu mencionou os livros da Queda de Atlantida. Eu tinha terminado de ler as Brumas de Avalon, e ele me falou que esses livros contavam a história de algumas personagens principais, em uma vida anterior.

Ele me disse ainda que dava para perceber quem era quem, mas que gerava algumas discuções. Uma amiga minha usou o nome de uma personagens do livro (Deoris) para uma personagem de uma mesa de RPG. Eles me falaram muito bem dos livros, e também me disseram que estava esgotado.

Uns dois anos depois eu achei os livros em um Sebo na frente da casa do meu pai. Eu já devo ter relido os dois livros umas 3 vezes, mas "visito" mais o segundo livro.

Livros a Teia de Trevas e a Queda de Atlantida versão única em inglês
Os livros são muito bons. Se você encontrar em algum sebo (você deve encontrar na Estante Virtual) ou na Amazon (eu encontrei na Amazon BR a versão completa em inglês para Kindle). Na foto acima, em português só tem a Teia de Trevas (o primeiro livro, a Teia de Luz eu emprestei a anos atrás e virou lenda) e a versão completa em inglês. 

A história gira em torno de uma das ilhas do arquipelago de Atlantida. Eles tem uma boa idependencia da Ilha principal - onde se concentra a vida, o povo e a cultura de Atlantida. Esta ilha, conhecida como Terra Antiga, possui uma "elite" de iniciados que tem uma vida muito voltada para o estudo de conhecimentos  não-mundanos, sendo magia um deles, mas não o principal.

O livro deixa claro que esta sociedade já se inclina para a decadência. Nesse contexto a história conta a jornada de duas irmãs, Domaris e Deoris, e como esses eventos culminam na queda de Atlantida.

Personagens Marcantes

A Marion Zimmer Bradley é uma autora que trabalha muito bem os personagens em seus livros - eles tem profundidade, mesmo quando tem pouca visibilidade na história.
Além dos conflitos propostos pela jornada das duas irmãs, você também encontra conflitos internos nas personagens que são bem marcantes - que na minha opinião, são melhores construidos e desenvolvidos do que os dos eventos da história.
Fãs de ficção fantastica vão curtir o livro - ele tem uma aura de mistério muito própria dos livros da Marion.

Principes, Declinio e Magia Negra

A história começa com a chegada de um estranho - ele foi torturado, cegado, aleijado e ferido de forma faltal. Micon é o principe herdeiro Atlante e escolhe ficar na terra antiga o resto de seus dias. Ele tem um objetivo contudo - passar a diante o poder hereditário dos senhores do mar, mas não tem muito tempo.

Ele é recebido por Rajasta, mentor de Domaris, e se torna aprendiz do atlante. Como o assalto ao principe aconteceu na Terra Antiga, cabe a ele e membros de outras ordens, encontrarem os culpados para que estes sejam trazidos a justiça.

É nesse contexto que Riveda entra na história - e ele é o meu personagem favorito desse livro. Ele é o lider dos tunicas cinzentas ( a ordem de magia) e um dos personagens mais conflituosos do livro.

No meio desse campo que as duas irmãs se encontram - e se perdem.

É bem legal ver como ambas trilham caminhos diferentes - de conformidade e desafio, onde nenhuma das escolhas vai garantir a elas "paz" ou o que quer que seja que um ser humano normal procura quando resolve trilha esse ou aquele caminho.

Vale a pena ler?

Vale. Esse livro foi uma das primeiras histórias escritas pela Marion - que ela foi publicar mais de uma decada depois de escrito. Ela tem um estilo muito mais fluido em livros mais famosos (como na Brumas), mas o livro é gostoso de ler.

Gosto mais do desenvolvimento do Teia de Trevas (segundo livro) do que do Teia de Luz (o primeiro). E não sei quantas edições esse livro tem, mas ele esta fora de catalogo ( a editora é a Imago). 

Se você esta aprendendo ou se curte ler em inglês (eu recomendo para quem esta aprendendo, a gente apanha nos primeiros livros, mas vale a pena) você pode importar o livro (a amazon trouxe sem problemas) ou pegar a versão Kindle.



Comments

Os mais vistos do blog:

Quarto de bagunça

Esta uma bagunça, claro. Quando eu fui procurar uma casa (longa história envolvendo um gato preto), mirei em dois quartos só para poder arrastar todas as minhas tranqueiras junto. Se você é nerd, você sabe do que eu estou falando. Chegou um ponto que o meu quarto na casa da minha mãe só tinha coisas e mal me cabia. Nerds são o terror de qualquer mãe louca por organização e espaços "clean". A gente tem coisas. É um fato da vida. E a maioria delas é minuscula, e ninguem-pode-mexer-pelo-amor-de-deus. Então cá estou eu, 35 anos, uber-nerd, 3 gatos, 4 ratos, 1 marido e um quarto de bagunça só para mim. Como o marido não encrenca com as tranqueiras? Ele é nerd também. A idéia de escrever veio da necessidade real de arrumar aquele quarto. Eu me mudei de novo a um ano e ainda não tive espírito para colocar tudo no lugar. Quando não estou lamentando a perda de algo (que devia estar lá ou que eu dei quando fui morar com o Pedro) eu paro para ver o que eu deveria estar guardando

Side quest: A bagunça dos livros

Eu leio muito, ergo tenho um monte de livros. De sebos, de presente, hoje em dia eu compro principalmente na cultura, saraiva e amazon. Mas enfim, eis o desafio: Fora a segunda e terceira fileira, onde boa parte dos livros são de consulta (eu tenho uma tara por livros assim, foi mal wikipedia) eu li quase tudo. Os livros da quarta fileira são de RPG. Não é honesto dizer que eu li tudo de cabo a rabo, parte dos sistemas não é muito a minha praia. Mas enfim, já li uns pedaços ao menos. Se você casou com RPGista, sabe que casar com RPGista não é o final da linha. Gostos e visões diferentes ainda vão te manter em mesas separadas do seu marido. Close no funko do Jareth, porque esse personagem me fez fã de vilões desde a infância. Mas voltando ao desafio: eu não tenho espaço nessa prateleira. Eu preciso entender como eu vou organizar isso tudo para não ficar uns bons 40 minutos procurando por um título cada vez que eu quero reler alguma coisa.  Eu sou o tipo que tenh

Winds of Winter não vem em 2018 - Mas vai ter Fogo e Sangue :D

Eu tenho dois box sets de livros da série "Canção de Gelo e Fogo" do George R. R. Martin (um dia eu conto como, rss, eu estou com preguicinha). Eu, meu pai, mãe, irmã, marido, irmão, gatos, e uma porção de amigos somos fãs (assim como metade do globo). Eu li os livros e assisti à série, e estou aqui me roendo para saber quando os Ventos do Inverno (o sexto livro) será publicado. Bem, não vai ser em 2018 De vez em quando eu passo no blog do autor para ver se tem alguma novidade sobre os livros, e bem, já é notícia velha, mas esse ano não tem ventos do inverno mas vai ter Fogo e Sangue Sério, esse autor gosta de mascar o coração dos fãs. Se você quiser encomendar esse livro (que conta a história dos Targaryen 300 anos antes da série) passa lá na Amazon . O lançamento em inglês esta para o fim do ano. Aqui deve sair no meio de 2019 (é uma percepção minha, mas parece que as editoras demoram um 6 meses para fazer uma tradução boa).